domingo, 20 de dezembro de 2009

Peregrinação à Árvore Sagrada (de Alma Welt)


Alma Welt, Peregrinação à Árvore Sagrada -pintura de Guilherme de Faria, óleo s/ tela, 2009, 150x150cm )

Peregrinação à Árvore Sagrada (de Alma Welt)

Eu que venho do plano da coxilha
À colina junto ao mar peregrinei
E emocionada então me prosternei
Como pródiga e reverente filha

Diante da sacra Árvore da Vida
Que ali frente ao azul Mediterrâneo
Permanece desde o tempo do Druida
E invisível ao olhar contemporâneo.

Então em minha pira os votos ardo
Com o mate que pra fumigar abafo
Grata à minha Musa e ao meu Bardo*

Pois receber um soneto cada dia
Não é pouco privilégio a cortesia
De Ossian e da divina abelha Safo.*

(sem data)

Notas
* Ossian - o bardo celta dos "Cantos de Ossian", livro de sagas e poemas do tempo dos druidas, em lingua gaélica, uma obra-prima descoberta no final do século XVIII, na Escócia, e que traduzida para o inglês se tornou a obra poética preferida de Goethe e de Napoleão I. Posteriormente descobriu-se ser apócrifa e atribuida ao jornalista escocês James Macpherson.
*Safo (de Lesbos)- a maior poetisa da antigüidade, e de quem a Alma era devota, foi elevada pelos gregos à condição de sétima Musa, e tinha o epíteto de " a Abelha da Piéria". (Lucia Welt)

Um comentário:

Anônimo disse...

Lindo, Lúcia! Conjugação perfeita de imagens e versos... Cheguei ao seu blog através do Poeta Bento. Deixo um convite para conhecer meu trabalho: www.brunalongobucco.com

Abraços, Bruna!