Há 6 anos
terça-feira, 2 de outubro de 2007
Retrato de Alma Welt- desenho de autoria de Guilherme de Faria em tamanho natural, a pincel, nanquin e aquarela, da coleção do pintor, São Paulo, Brasil.
Nota:
Este foi o primeiro retrato da Alma feito pelo Guilherme no dia mesmo em que se conheceram durante a sua visita ao ateliê de minha irmã durante (como ela dizia) o seu "auto-exílio" nos Jardins da Paulicéia, em 16 de Julho de 2001. Naquela mesma tarde, como Alma narrou no seu conto Anagramas, ela se desnudou para ele pintar o seu retrato de corpo inteiro, à oleo, numa grande tela. Foi o início do que ele chama sua "fase Alma Welt", que já consta dezenas de telas e desenhos, e que estamos eu e ele cogitando expôr em homenagem à grande poetisa e mulher linda e tão amada que ela foi.
Quanto a esse desenho, Guilherme contou-me que tendo praticamente terminado em poucos minutos o desenho com a sua prodigiosa técnica zen, gestual como um sumiê japonês, teve o súbito impulso, inexplicável para ele mesmo, de fazer um nervoso grafismo rabiscado sobre os cabelos ruivos no desenho, sugerindo um chapéu de viúva com o véu sobre os olhos. Alma teria dito, então: "Guilherme, tu captaste algo em mim que poucas pessoas sabem: eu sou realmente viúva. Fui casada por apenas um mês e meio tendo meu marido falecido em circunstâncias que seriam trágicas se não fossem picarescas. Eu contei essa história no meu conto O Casamento não Sonhado da Alma". (vide o blog Contos Humorísticos de Alma Welt)
(Lucia Welt)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário